Entrevista: Zedd fala sobre "True Colors e o futuro da EDM

Postado por Mateus Brites No dia 18.5.15

  


Zedd não é estranho em ter singles de sucesso, com dois deles, "Clarity" e "Stay the Night", que vem dos últimos dois anos. Agora, o alemão nascido Anton Zaslavski, está se preparando para lançar um novo álbum, True Colors, que provavelmente produzirá ainda mais singles para a Billboard Hot 100 e torná-lo o nome que ele merece ser quando trata de produtores de música eletrônica. O álbum foi lançado hoje e, como parte do lançamento, Zedd vem realizando eventos surpresas para os fãs em todos os EUA. O mais recente teve lugar na Filadélfia, e Complex foi junto para o passeio.


Confira a entrevista:


O que você diria que são as principais influências sonoras, gênero-wise em seu novo álbum, True Colors?


Este álbum é bem clássico, e há algumas influências de rock, influências do rap, e "True Colors", a música, é quase tribal. Na verdade, eu acho que é importante para os artistas da música eletrônica tentar quebrar as barreiras de criar música que é de um gênero que todos podem apreciar.


Partindo de Selena Gomez no atual single "I Want You to Know" para Foxes em "Clarity", você já trabalhou com artistas "conhecidos" e  "desconhecidos". "Existe uma diferença entre os dois, e que qualidade lhe atrai a interpretações vocais de alguém?


O vocalista pode fazer ou acabar com uma canção. Mesmo se um vocalista cante a mesma top line e as mesmas letras, é as cores que você vê e sente quando você ouve a sua voz que é mais importante. Eu amo vozes que quando você as ouve, você sabe imediatamente quem é. [Por exemplo], Ellie Goulding é o exemplo mais extremo disso. Sua voz é um instrumento. Ele realmente é. Ele tem muito ar, e quando você pensa em coisas como o ar, você está pensando em cores e coisas assim, também. Então, para mim, o vocalista certo é absolutamente crucial para criar a emoção certa para a canção.


Eu acho que se um artista é conhecido ou não conhecido, isso não afeta como a música é sentida por alguém. É muito mais do que como a voz soa. Por exemplo, quando você pega uma canção como "Clarity", nunca ninguém tinha realmente ouvido falar de Foxes antes. Claro, isso é incrível quando você encontra alguém como Hayley Williams [vocais em "Stay the Night"] que tem uma enorme base de fãs de rock que de repente é como, "você sabe o quê, eu deveria gostar de música eletrônica porque eu nunca gostei antes, e obrigado por me apresentar ". Claro, isso é incrível, porque este movimento da EDM é um movimento da cultura pop, e eu quero que todos no mundo conheça minha música, que é por isso que eu fazendo ela. Eu também quero mudar algo com o que eu faço, mas eu nunca faria isso se a voz não se encaixasse. Com "Clarity", eu tive vários outros cantores nela também, e alguns deles foram bem legais, mas eu decidi ir com a voz que realmente significa algo para mim, que era a de Foxes. Eu acho que a música realmente tem algo muito maior com Foxes do que poderia ser obtido com um vocalista famoso.


Quais são suas metas, se houver, que você está tentando alcançar esses dias em seu processo criativo?

Eu sempre tive o objetivo de trazer a sonoridade eletrônica para uma musicalidade maior”, declara o DJ/produtor. “Quanto mais pessoas continuarem fazendo faixas não tão musicais, isso passará a ser aceito como comum, tornando cada vez mais difícil de voltar atrás. Olhando para o passado você verá Queen, os Beatles, King Crimson, Genesis, e todas essas grandes bandas. Eles foram capazes de falar com um grande número de pessoas com a música bastante complexa.

O nível de profundidade que você pode incorporar à música e ainda assim fazer as pessoas entenderem está diminuindo, então eu estou tentando resgatar isso. Acho que as pessoas possam entendê-la sem ter que fazer algum tipo de loucura "electro math rock." Você tem que falar na linguagem dos fãs e há maneiras de fazer isso musicalmente.

Muitos de seus grandes hits são definidos por melodias de piano. O que atraiu você para o instrumento, e por que é importante para você?

Quando você escreve acordes [de uma canção] em um computador, você pode deixar um sintetizador tocar ou um piano tocar. Isso é como é feito normalmente, e não há nada de errado com isso. A maneira que eu ele, eu uso o piano como um instrumento real. Eu escrevo nele, e então eu o transformo em um sintetizador. Eu não faça o contrário. O resultado é que as progressões de acordes são mais original e a música parece mais musical. Eu odeio ouvir um tambor de preenchimento isso é impossível de tocar. Parece errado. É a mesma coisa quando eu ouço os acordes que um ser humano não pode tocar. Eu vou ouvir algo que é de 11 dedos e isso é algo que você não pode fazer com 10 dedos. Ao escrever a música em um instrumento, você vai fazer a música soar muito mais orgânica.

A faixa "Transmission" apresenta Logic e X-Ambassadors. Eu acredito que esta é a primeira vez que você trabalhou com um rapper em uma faixa, por isso, o que foi esse processo e à o que o atraiu à Logic?

Não sou um grande especialista em hip-hop. Ouvi Kendrick Lamar a primeira vez que ouvi rap e percebi que o rap poderia ser realmente musical. Ele é brilhante. Isso é o que me fez querer trabalhar com um rapper, e então eu encontrei Logic, e eu fiquei tipo: "Ele é tão bom, ele é tão talentoso." Ele também é um cara tão legal. Eu nunca tinha trabalhado com um artista de rap antes, então quando gravamos, eu perguntei-lhe se eu poderia pedir que ele poderia voltar a gravar algo ou alterar as letras e ele falou: "Cara, eu vou fazer o que for preciso para fazer disso incrível." Isso foi realmente refrescante para mim. Trabalhando com X Ambassadors, que são roqueiros alternativos, isso foi uma forma incrível para trazer três culturas em um. Há um várias peças, mas eu acho que "Transmission" é a prova que não tem que ser uma barreira entre gêneros e algo novo pode ser feito.

Quem são os cinco artistas-vivo, morto, seja qual for, que você gostaria de orientar alguém que nunca ouviu sua música antes de ouvir, a fim de ter uma idéia do que esperar?

Silverchair. Você sabe, a banda? Sim, Daniel Johns é o vocalista, e ele é uma das pessoas mais influentes na minha vida musical, e eu adoraria que ele ouvisse [True Colors]. Jeff Buckley, Freddie Mercury, George Benson ...

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